Através dessa barra, voce poderá acessar seu e-mail Simonsen ou sua Secretaria On-line.

Secretaria On-line: representa sua vida acadêmica na Faculdade. Através dela você poderá visualizar suas notas, histórico escolar, horário das aulas, Protocolo On-line entre outras ações, tudo pela internet.

Webmail: é a sua conta de email Simonsen. Através dele você poderá visualizar e responder seus e-mails como desejar. Fique atento(a), pois a Instituição se comunicará com você através do seu e-mail Simonsen.

Webmail - E-mail Simonsen
Ex.: 200650211
Trocar senha
Webmail - E-mail Simonsen
Ex.: simonsen@simonsen.br

Busca Rápida

  • Facebook Simonsen
  • Twitter Simonsen
  • Fale Conosco
  • Página Principal
  • Dicas Mr. Simonsen
Mr. Simonsen Logo Faculdades Integradas Simonsen

“Se não dá para vencer o concorrente, junte-se a ele.” - John Naisbitt

“Comunicação não é o que a gente fala, mas sim, o que o outro entende.” - Anônimo

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim"

Rua Ibitiúva, 151 - Padre Miguel - CEP 21715-400 - Rio de Janeiro - RJ - 55(0xx21) 2406-6464 - Clique e veja como chegar

GRADUAÇÃO » PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC

PIC Simonsen

Clique aqui e acesse o site do projeto

Projeto de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Simonsen

Todo o processo terá duração de um (1) ano, e durante esse período todos os participantes e interessados poderão entrar em contato com a coordenação  de IC via endereço de correio eletrônico: pic@simonsen.br, dirigindo-se a Coordenação do PIC nas dependências das FIS, no segundo andar do prédio A em frente ao laboratório 2 ou ainda pode ser usado o telefone da instituição: 2406-6464 (Ramal 315).

Links importantes:

Site do Projeto

Edital do Projeto

Ficha de inscrição

Termo de compromisso

Manual do Plano de Trabalho

» Público Alvo e Requisitos

O projeto está voltado para alunos das Faculdades integradas Simonsen de qualquer área ou curso, formando uma equipe com professores da mesma instituição que se interessem pelas atividades cientificas e estejam dispostos a prestar assistência como orientador dos alunos/pesquisadores. Para participar é necessário atender aos seguintes requisitos:

• Já tenham sido aprovados nas disciplinas do primeiro semestre ou período do curso de graduação;
• Tenham disponibilidade para dedicação às atividades de IC;
• Possuam coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,5;
• Não acumule bolsas de outras modalidades

» Bolsas

O PIC apresenta duas modalidades, uma com bolsa e outra sem bolsa. A modalidade com bolsa nada mais é que um mérito alcançado pelo aluno que o dará direito a uma ajuda de custo para melhor dedicação à pesquisa realizada. Na modalidade com bolsas, serão oferecidas 10 bolsas integrais de 100 % e 20 bolsas parciais de 50 % e poderão ser remanejadas em caso de não serem completadas as vagas. As bolsas não poderão ser divididas entre os candidatos.

O aluno bolsista (Modalidade com bolsa) ou o aluno voluntário (Modalidade sem bolsa) poderão ter qualquer tipo de bolsa ou remuneração desvinculada ao PIC, desde que a carga horária comprometida com o projeto não seja afetada. Para tal, terá que preencher e assinar um termo de compromisso se comprometendo com o projeto por 1 (um) ano.

» Inscrição

A inscrição poderá ser efetuada no site do PIC na Coordenação de Iniciação Cientifica localizada nas dependências das FIS, no segundo andar do prédio A, ao lado do elevador e em frente ao laboratório 2. Para efetuar a inscrição ainda será necessário:
1)  Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada; ( Download Aqui )
2)  Currículum Vitae do aluno com documentação comprobatória;
3)  Currículum Lattes do orientador.
4)  Histórico escolar do aluno, até o semestre vigente
5)  Declaração do setor competente, informando que o aluno está matriculado e não possui pendência financeira com instituição.
6)  Projeto de pesquisa em duas vias contendo os seguintes itens: (Veja o Plano de Trabalho)
·  Título.
·  Introdução.
·  Objetivos Gerais.
·  Justificativa.
·  Metodologia.
·  Cronograma.
·  Viabilidade financeira.
·  Equipe executora.
7)  Termo de compromisso assinado pelo professor/orientador e aluno. ( Download Aqui )

» Linhas de Pesquisa

Uma linha de pesquisa nada mais é que a problematização envolvida em questões de interesses acadêmicos e da própria sociedade, e que são alvo de estudo do orientador. Entrando em contato com professores das FIS e se informando sobre a linha de pesquisa, o aluno pode saber mais sobre a disponibilidade de cada um para atuar como orientador. Também é facultada ao aluno a possibilidade de apresentar e propor sua própria linha ou projeto, para o caso de haver algum interesse do professor, porém ele não é obrigado a aceitá-la.

» Cronograma

  • EVENTO
  • Inscrição no Processo Seletivo
  • Resultado das bolsas
  • Inicio do Programa de IC
  • Prazo de entrega do relatório parcial
  • Prazo de entrega do relatório final
  • Prazo de entrega do resumo
  • Jornada de Iniciação Cientifica
  • DATA
  • 27/02/2012 até 30/03/2012
  • 30/04/2012
  • 01/05/2012
  • 30/10/2012
  • 30/03/2013
  • 15/04/2013
  • Entre 22/06/2013 e 26/04/2013

» Processo de IC

Durante o processo, primeiramente o aluno deverá efetuar sua inscrição conforme as regras presente neste edital,e juntamente apresentar seu plano de trabalho, lembrando que é necessário que o aluno procure um professor da instituição que se disponha a orientá-lo, podendo o aluno filiar-se a um professor que já tenha seu projeto elaborado ou o próprio elaborar o seu; e caso algum professor da instituição se interesse por sua linha de pesquisa e aceite orientá-lo, poderá ser concretizada a inscrição. Logo para participar do IC é necessário a presença de um professor orientador.

O professor/orientador deve lecionar nas FIS e atender todas as exigências do regulamento. Podem participar ainda orientadores de outros cargos na instituição como, por exemplo: coordenadores, diretores ou outros funcionários, desde que tenham a formação adequada para tal função e se comprometam com o projeto.

Poderá existir no máximo 2 (dois) bolsistas em um mesmo projeto de um determinado professor orientador (os demais envolvidos no projeto, serão considerados colaboradores e não terão nenhum vinculo com PIC bem como benefícios como horas de AACC/AC), porém os planos de trabalhos deverão ser individuais, com objetivos específicos próprios, e suas inscrições também deverão ser individuais. Logo a concorrência para a bolsa também assim o será, portanto, não existe garantia de que ambos recebam a bolsa.

Durante a inscrição, faz-se necessário assinar tanto o aluno quanto o professor o termo de compromisso. Este documento significa que ambos estão se comprometendo com o projeto e seus regulamentos. A falta do cumprimento de alguma das regras do termo de compromisso simboliza a inadimplência, que pode levar ao desligamento do programa, perda da bolsa e devolução do valor proporcional não pago.

Ao término da inscrição será gerado um protocolo onde o candidato terá seu número disponibilizado para eventuais consultas, aguardando assim o resultado junto a Coordenação de Iniciação Cientifica.

Os projetos propostos serão submetidos, em primeira instância, à apreciação e aprovação da Coordenação de Iniciação Cientifica da IES. Em seguida, serão submetidos à avaliação das Coordenações de Curso, do NACIC (Núcleo de Apoio à coordenação de Iniciação Cientifica) e do Conselho de Ensino, que se pronunciará sobre mérito acadêmico, adequação formal e custos.

O aluno selecionado poderá fazer apenas uma Iniciação Cientifica, será elaborado pelo mesmo apenas um (1) plano de trabalho por ano. Sendo assim não serão aceitos mais de plano de trabalho com nome de um mesmo aluno.

Dentro do projeto de Iniciação Cientifica, existem duas modalidades, a modalidade com bolsa, que lhe garante uma bolsa custeio, e a modalidade sem bolsa. Será disponibilizado um determinado número de vagas para a primeira modalidade, lembrando que a mesma será garantida por mérito, ou seja, para os alunos que se destacarem em seus projetos. Sendo assim, no processo seletivo poderão existir candidatos que foram aprovados, porém não foram classificados dentro do numero de vagas. Isso significa que o aluno poderá participar do projeto, mas, não terá o direito de gozar da bolsa custeio presente na modalidade com bolsa, entretanto estará sujeito as mesmas exigências e obrigações que os demais, como também, usufruir das vantagens do PIC.

Iniciada as atividades de pesquisa, tanto os alunos da modalidade com bolsa como os de modalidade sem bolsa, terão que iniciar suas pesquisas e informando seus progressos à coordenação através dos relatórios, sendo o primeiro parcial que será entregue ao final de cinco (5) meses e o segundo, o relatório final que será entregue ao final de dez (10) meses. Ambos têm suas respectivas datas informadas no edital e não apresentam limites de páginas. Se os mesmos não forem entregues, o responsável será classificado como inadimplente e perderá o direito de receber o certificado bem como poderá correr o risco de ter que arcar com todo o valor da bolsa por má utilização da mesma no caso de candidatos na modalidade com bolsa.

A carga horária exigida será de no mínimo dez (10) horas por semana e a máxima de vinte (20) horas semanais, e o controle de frequência do aluno, estará a cargo do professor orientador.

Ao término, os alunos deverão criar um resumo científico de todo o resultado alcançado durante a pesquisa. Deve ter de 3 a 5 páginas, ser entregue por e-mail em .doc para pic@simonsen.br e obedecer ao modelo apresentado na página do PIC com: título, introdução, material e métodos, resultados e discussão, agradecimentos e referências. Este resumo de toda a pesquisa será entregue junto à coordenação e posteriormente apresentados na Jornada de IC.

A Jornada de Iniciação Cientifica será um evento anual onde são apresentados os resultados de toda a pesquisa realizada na Iniciação Cientifica, onde os alunos e seus trabalhos serão avaliados por um grupo de professores da IES. Sendo assim, a participação do aluno é obrigatória. Os projetos que se destacarem, e apresentarem melhor qualidade serão convidados para a publicação de um artigo na revista digital da FIS.

Ao final de todo o processo que terá duração de um (1) ano, os alunos participantes bem como seus orientadores, receberão um certificado de participação no projeto.

Caso o professor tenha um aluno que esteja se formando e o processo não tenha terminado, e ou haja inadimplência do aluno, o mesmo deverá solicitar a substituição do aluno em até dois (2) meses antes do termino do projeto devidamente justificada a coordenação. O candidato à substituição deverá entregar todos os documentos como se estivesse passando pelo processo seletivo inicial, bem como um novo plano de trabalho com cronograma dos meses que faltam, e aguardar o parecer da Coordenação.

Também poderá ser feita o cancelamento caso deseje o aluno do IC, porém a mesma atitude estará sujeita as penalidades expressas no termo de compromisso.

Links importantes para o projeto:

Site do Projeto

Edital do Projeto

Ficha de inscrição

Termo de compromisso

Manual do Plano de Trabalho

Compartilhar Facebook
Projeto de iniciação científica Simonsen Pós-graduação Simonsen Veja mais detalhes da parceria Simonsen e CMMC Turismo

Parceiros Simonsen / Estude com Bolsas

CMMC Time Sharing Turismo ABMES CTA - Centro de Tecnologia Aplicada CAS - Colégio de Aplicação Simonsen CBM - Conservatório Brasileiro de Música AVM - A Vez do Mestre SD - Soluções Educacionais UCAM - Universidade Cândido Mendes
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido!

Rua Ibitiúva, 151 - Padre Miguel - CEP 21715-400 - Rio de Janeiro - RJ 55(0xx21) 2406-6464 Clique e Veja Como Chegar

© 2010 Federação de Escolas Faculdades e Colégios Simonsen Todos os Direitos Reservados.